Acontece em SJRio Preto e Região :: agenda de eventos 2010

segunda-feira, 26 de julho de 2010

#saude #sjriopreto BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – #Dengue

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – Dengue

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, informa a situação epidemiológica do município em relação à dengue:

De 1º/1/2010 a 23/7/2010 foram confirmados no município 25.208 casos de dengue. Desse total, 25.049 são de dengue clássico, 48 são de febre hemorrágica do dengue (FHD) e 111 de dengue com complicações (DCC). Os novos casos são referentes a fichas de notificação que ainda não estavam encerradas no banco de dados.


O novo boletim traz redução nos casos de febre hemorrágica da dengue e dengue com complicações. As fichas que estavam em duplicidade no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET) e foram excluídas. Permanecem em investigação 309 casos de dengue.


Dos 25.208 casos confirmados até o momento, 16.229 foram encerrados como positivos por critérios clínicos-epidemiológicos. Desse total, 5,6 mil casos ainda aguardam resultados de avaliação laboratorial, que poderá diminuir o número total de casos.


Ao todo, até o momento, foram registrados 10 (dez) óbitos no município em decorrência da doença, sendo 5 (cinco) por febre hemorrágica do dengue (FHD) e 5 (cinco) por dengue com complicações (DCC). Um outro óbito por dengue com complicações (DCC) também foi registrado no mês de janeiro, mas a paciente teve os primeiros sintomas da doença em dezembro de 2009. Portanto, epidemiologicamente, o caso é computado para o ano passado.


A partir de 2 de agosto, a Secretaria de Saúde vai atualizar o boletim epidemiológico de dengue diariamente no Portal do Cidadão, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, dentro da página da Secretaria de Saúde. As informações sobre a doença poderão ser encontradas no link “Dengue”, localizado no menu lateral esquerdo e os relatórios, com o número de casos, no sublink “Boletim epidemiológico”.


A Secretaria de Saúde informa ainda que até o final da próxima semana, os agentes de saúde terminam o levantamento do índice de Breteau, iniciado neste mês de julho. A pesquisa avalia a densidade larvária do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue e auxilia no desenvolvimento de ações de controle do mosquito.


Em relação às ações para combater a doença no município, a Secretaria de Saúde informa que continuam sendo realizados os bloqueios mecânicos (visita em domicílio para busca ativa de criadouros), feitos por agentes de saúde em parceria com os bolsistas do programa Frentes de Trabalho, e os bloqueios químicos, por meio de nebulização de inseticida.


Também continuam as ações de coleta de material inservível pela Cooperativa de Carroceiros em terrenos baldios e linhões, fiscalização em pontos estratégicos (floriculturas, cemitérios, borracharias, entre outras) e fiscalização em imóveis especiais (locais de grande circulação de pessoas como faculdades, hospitais, empresas, indústrias).


Denúncias

A Secretaria de Saúde também tem à disposição dois canais de comunicação para denúncias sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegyti, transmissor da dengue, o email dengue@riopreto.sp.gov.br e o telefone 0800-7705870. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A ligação é gratuita. 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José do Rio Preto (SP)


----------
twitter.com/acontecesjrp
----------
Os dados de eventos e notícias postados neste blog são de responsabilidade de seus informantes/produtores, o C&VB é, apenas, um agente multiplicador. Por esta razão mencionamos a "fonte".

Nenhum comentário:

Postar um comentário